Causas do câncer de próstata

Estamos em pleno Novembro Azul, um mês reservado para que os homens prestem mais atenção a sua própria saúde, especialmente a um mal que pode fazer com que a qualidade de vida deles diminua e que a expectativa de vida também seja encurtada. Você provavelmente sabe do que estamos falando, e nesse texto vamos discutir um assunto importante dentro desse tema: as causas do câncer de próstata.

Afinal, nós sabemos o quanto é importante o diagnóstico e claro, o tratamento, mas a prevenção também tem seu valor indiscutível e o câncer de próstata muitas vezes pode surgir com o auxílio de comportamentos erráticos que os homens vão tendo ao longo dos anos.

Sendo assim, a seguir vamos falar um pouco mais sobre as causas do câncer de próstata, para que na medida do possível você possa prevenir o que tanto pode te prejudicar (e até mesmo matar)! Confira a seguir!

Não existem causas do câncer de próstata conhecidas hoje

Sim! Por incrível que pareça ainda não existe uma única causa realmente apontada para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O que existe, isso sim, é uma série de fatores de risco, que foram sendo elencados ao longo de décadas por especialistas, depois de muito estudo e muita pesquisa.

Quando nos referimos a fatores de risco estamos falando de possibilidades de questões ou comportamentos que podem ou não fazer com que a doença aconteça. Eles não são garantia de que você terá câncer de próstata, claro, mas existe a chance, e é por isso que é sempre importante estar muito atento e realizar check-ups regularmente. Entre os principais fatores de risco estão…

As mutações genéticas hereditárias

Alguns genes presentes no DNA de alguns homens podem ser considerados causas do câncer de próstata, já que favorecem o seu aparecimento e desenvolvimento. De acordo com especialistas esse fator de risco é responsável por 5 a 10% dos casos de câncer de próstata em todo o mundo.

Obviamente isso está totalmente relacionado a questões hereditárias. O nosso DNA é uma combinação do DNA dos genes dos nossos pais, que foram por sua vez resultado do combinado do DNA dos nossos avós, então se homens da sua família já tiveram essa doença existe sim a chance de que você também acabe desenvolvendo-a.Causas do câncer de próstata

As mutações genéticas adquiridas

Nós podemos sofrer uma mutação dos nosso genes ao longo das nossas vidas, e essas mutações não vão ser transmitidas aos nossos filhos biológicos. Isso tem a ver com as nossas células, que sofrem mutações de maneira equivocada durante o seu processo de multiplicação, o que faz com que elas em alguns casos se tornem defeituosas.

Com o tempo essas células que vieram com mutações acabam se multiplicando, o que faz com que esse defeito siga em outras células e isso favorece o desenvolvimento de tumores, inclusive tumores malignos na próstata, que é a causa do câncer em questão!

Entre as causas do câncer de próstata essa provavelmente é a que mais pode ter relação com fatores de risco específicos. A seguir vamos listar alguns deles, para que você possa conhecê-los e, quem sabe, se prevenir!

1 – O aumento nas taxas de alguns hormônios

Já se sabe que o aumento dos níveis de certos hormônios no nosso organismo pode vir a causar o desenvolvimento de câncer de próstata. Entre esses hormônios estão os andrógenos, como a testosterona, que faz com que as células da região da próstata cresçam de maneira acelerada, o que talvez represente um risco grave de aquisição dessa doença para alguns homens.

O mesmo vale para o hormônio fator de crescimento da insulina, que de acordo com determinadas pesquisas pode representar um grande risco para determinados homens desenvolverem câncer, mas não para todos. Esses estudos são um tanto controversos, porque discordam de outros que afirmam que esse hormônio não seria um problema, mas é sempre melhor prevenir do que remediar.

2 – A inflamação na região da próstata

Esse tipo de inflamação pode representar um risco de se desenvolver câncer de próstata, afirmam algumas pesquisas. Isso porque, seguindo essas teorias, essa inflamação faria com que o DNA celular dessa área do nosso corpo acabasse se tornando cancerígeno, mas ainda não existem comprovações sobre essas hipóteses.

3 – A exposição a radiação

Sabe-se que a exposição a radiação é um dos fatores que faz com que haja mutação adquirida nas nossas células. Não existe nenhuma comprovação de que o câncer de próstata pode se elevar nesses casos, mas há a chance de que isso aconteça, evidentemente.

Como você pode ver as causas do câncer de próstata são variadas. Na medida do possível é importante que todos os homens façam exames periódicos e busquem se prevenir da maneira que puderem, para que não enfrentem essa terrível doença! Aproveite o Novembro Azul e se cuide mais! O seu corpo e a sua família agradecem!

E se você ainda não tem e precisa de um plano de saúde, fale com nossa equipe agora mesmo e receba cotações sem compromisso.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *