Plano odontológico e suas vantagens!

 

Você sabe o que é um plano odontológico e como ele funciona? Muitas pessoas que procuram por planos de saúde acabam ficando na dúvida sobre a cobertura odontológica. Existem muitos planos que oferecem cobertura exclusiva para o cuidado com a boca.

Isso mesmo, os planos odontológicos são muito variados, com coberturas diversas. Vale a pena conhecer as diferenças entre planos odontológicos antes de fazer a contratação. Pensando nisso, separamos esse guia completo, que aborda o conceito, vantagens do plano e como escolher o melhor.

O que é o plano odontológico

Está crescendo no Brasil a preocupação com a saúde. Pessoas de todas as faixas etárias e de renda estão investindo em planos de saúde e planos odontológicos, de forma a garantir mais qualidade de vida.

Os planos odontológicos são responsáveis por fornecer suporte no que diz respeito aos tratamentos dentários, desde os mais gerais até os mais específicos. Mas você sabia que existem muitas diferenças entre plano odontológico?

No geral, os planos odontológicos oferecem custeio nos tratamentos e consultas. Cada plano possui suas próprias regras, de forma que a cobertura pode variar muito de uma operadora para a outra. Em média, os planos de assistência odontológica cobrem 50% dos custos.

Quanto maior for a cobertura, melhor para você, que precisará tirar muito menos do bolso para fazer os tratamentos dentários. Pode ser que o seu plano ofereça uma cobertura bem maior do que a média, o que é ótimo.

Mas atenção, ao contratar um plano odontológico você não estará adquirindo um seguro, pelo menos não no sentido usual da palavra. O plano de assistência tem por objetivo ajudar o cliente com a cobertura de parte do valor dos tratamentos.

Além disso, é importante levar em consideração que o plano odontológico pode limitar o número de procedimentos, como visitas ao consultório, raios-x e tratamentos específicos. Isso também vai variar de plano para plano. Se você se manter dentro dos limites, não precisará pagar nada além do plano.

Agora que você já sabe o que é plano odontológico, está na hora de conhecer as vantagens de contratar um. Afinal de contas, o que você vai ganhar ao começar a pagar o seu plano? Vamos ver!Plano odontológico e suas vantagens!

Vantagens de ter um plano odontológico

Você sabia que a rede pública de saúde oferece tratamentos odontológicos de forma gratuita? Desde os procedimentos mais simples, como a limpeza, até procedimentos mais complexos podem ser realizados de graça no Sistema Único de Saúde (SUS).

O grande problema é que o atendimento na rede pública é demorado, de baixa qualidade e com grande burocracia. Se você conhece bem a realidade do país, sabe que essa é a verdade. Por isso mais e mais pessoas estão procurando por planos odontológicos privados.

São operadoras que oferecem custeio de tratamentos odontológicos, sempre observando as regras do contrato. Vamos falar agora das vantagens de ter um plano odontológico.

  • Mais saúde bucal

Parece bem óbvio, não é mesmo? Muitas pessoas deixam de ir ao dentista com frequência, em razão do alto custo dos procedimentos. Uma simples consulta para avaliação da condição bucal pode pesar no bolso.

Esse é um dos motivos pelos quais milhares de pessoas sofrem com problemas bucais, desde a dor de dente até formação de placas. Especialistas advertem para a necessidade de frequentar um dentista com frequência, antes mesmo do problema aparecer.

Ao contratar um plano de odontológico você poderá visitar o dentista sem medo de que isso represente um grande gasto. A ida com frequência funciona como forma de prevenção, evitando o aparecimento de complicações como a gengivite, aftas, cáries e outras doenças bucais.

Os dentistas são profissionais que cuidam de todos os aspectos da boca e dos dentes. Trabalham na resolução de problemas, mas também atuam na prevenção.

Uma simples ida ao dentista pode ajudar na identificação de doenças facilmente tratáveis. Você não quer saber do problema só depois que seja tarde demais, não é mesmo?

  • Economia e controle financeiro

Lembra que falamos do custo dos procedimentos dentários? Os valores são realmente altos. Clínicas particulares cobram preços muitas vezes inacessíveis para a maioria da população. Existe uma forma de contornar esse problema.

Ai invés de pagar a cada consulta, diretamente para a clínica, você pode contratar um plano odontológico e pagar um valor mensal. Dessa forma você garante o controle financeiro, organizando melhor os seus gastos mensais.

Sem surpresa, nada de custos extras caso precise de uma consulta ou tratamento. A mensalidade do plano garante a cobertura, sempre de acordo com o previsto no contrato – que deve ser lido com bastante atenção, sempre.

Essa é, na verdade, uma das grandes diferenças entre planos odontológicos, o custo-benefício. Muitas operadoras oferecem muitas ofertas, mas coberturas reduzidas ou muito limitadas. O cliente acaba tendo que pagar do próprio bolso uma boa parte do valor do procedimento.

  • Rede de dentistas especializados

Outra grande vantagem de ter um plano odontológico é a comodidade de contar com uma rede de dentistas especializados. Como são muitas opções de profissionais, você pode escolher livremente entre aqueles que melhor representam as suas necessidades.

Lembrando que o atendimento está condicionado à agenda do médico credenciado. Quanto maior a rede conveniada, melhor para o cliente, que não precisa aguardar por atendimento.

  • Você mais vezes no dentista

Se você parar para colocar no papel, vai ver que cuidar dos dentes não é nada barato. De consulta em consulta a conta vai ficando grande. Os tratamentos específicos custam ainda mais caro.

Com o plano odontológico você pode ir mais vezes ao dentista sem medo de estourar o orçamento. O valor da mensalidade cobre as visitas odontológicas, permitindo que você frequente mais vezes a clínica.

E atenção, quem não tem o costume de ir ao dentista acaba gastando mais. Os tratamentos depois que o problema já está agravado são complexos e geralmente muito mais caros do que os tratamentos de prevenção.Plano odontológico e suas vantagens!

Como funciona o plano odontológico?

Será que os planos odontológicos são a mesma coisa que os planos de saúde? Como eles funcionam na prática? É o que vamos descobrir agora!

Mencionamos que existem muitas diferenças entre plano odontológico, agora vamos explicar o motivo.

  • Carência do plano odontológico

Assim como nos planos de saúde, esses planos também possuem carência. Sabe o que é?

A carência é um período em que o contratante fica sem cobertura. Parece ruim, mas isso é normal em todos os planos. E não se preocupe, a carência é bem curtinha, principalmente para tratamentos emergenciais.

Esse intervalo entre a contratação e o início da cobertura visa proteger a operadora do plano odontológico contra possíveis golpes praticados por clientes. Muitas pessoas deixam para contratar o plano apenas após descobrir um problema dentário.

A carência do plano odontológico vai variar de operadora para operadora. Para você ter uma ideia, para emergências e consultas o prazo é geralmente de 24h. Quanto menor o período de carência, melhor para você.

  • Rede de dentistas credenciados

Todos os planos odontológicos contam com uma rede de profissionais credenciados, que atendem aos membros do plano de forma gratuita, dentro dos limites e condições do contrato.

Quando for fazer uma consulta, basta levar o documento comprobatório do vínculo com o plano e pronto. Muitas das operadoras permitem que o cliente conheça os dentistas que fazem parte do convênio através do telefone, site na internet e até mesmo aplicativos móveis.

Você, como consumidor, pode entrar em contato através de qualquer um dos canais de atendimento do plano odontológico para se informar sobre a rede de profissionais credenciados.

Essa é uma das diferenças entre plano odontológico, alguns deles possuem uma rede muito pequena, o que acaba dificultando a vida dos clientes. Procure sempre por planos odontológicos que contem com um convênio variado e acessível.

Escolha entre os profissionais que você mais gostar, com base em critérios como experiência e localização, por exemplo.

O que fazer no dia da consulta

Se você já tem um plano odontológico, deve tomar alguns cuidados básicos no dia da consulta. Selecione o dentista de sua preferência, dentre aqueles cadastrados no convênio do seu plano.

No dia da consulta, compareça ao local com alguns minutos de antecedência, portanto a sua carteirinha do convênio e um documento oficial com foto, como a cédula de identidade ou carteira de trabalho.

Não existem despesas extras, o que significa que ao final da consulta você não pagará nada. O custo com o tratamento e consulta é pago através da mensalidade, por isso contratar um plano odontológico vale a pena.

Atenção, cobranças extras podem existir se o seu tratamento não estiver amparado na cobertura. Por isso é importante ler atentamente os termos antes de fechar o contrato.

Mas não se preocupe, caso seja necessário algum tratamento não previsto no contrato, você será avisado pelo profissional. Dessa forma você pode optar por fazer ou não.

Melhores planos odontológicos do mercado

Para te ajudar a escolher o melhor plano odontológico do mercado, vamos fazer duas indicações. O Amil Dental e o Bradesco Dental são ótimas opções de plano nesse segmento, com boas condições e coberturas que surpreendem.

São dois planos odontológicos com bom custo benefício. Mas, antes de contratar, vale a pena comparar os dois e dar uma espiadinha em outros concorrentes. Lembre-se de ler o contrato e avaliar detalhes como a cobertura e carência.

Cuide da saúde da sua boca, faça agora mesmo um plano odontológico. Fale com um de nossos atendentes!

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *