Novembro Azul – Prevenção do câncer de próstata

Prevenir sempre é melhor do que remediar, mas infelizmente na maioria das vezes acabamos tendo que lidar com males que não nos cuidamos o suficiente para evitar que se tornasse uma realidade nas nossas vidas. Esse certamente pode ser o seu caso, e no Novembro Azul, mês destinado a falar mais sobre a saúde do homem é importante que abordemos um tema pouco debatido: a prevenção do câncer de próstata!

Esse é um dos tipos de câncer que mais mata homens em todo o mundo, justamente porque o seu diagnóstico e o seu tratamento são normalmente complexos. Sendo assim, falar sobre prevenção se torna ainda mais necessário, a medida que vidas podem estar sendo sacrificadas por doenças que nem precisam acontecer de fato, se alguns cuidados básicos forem tomados.

Tendo isso em mente a seguir vamos falar sobre a prevenção do câncer de próstata, torcendo para que você homem tenha nesse texto um incentivo para começar a mudar os seus hábitos e os seus cuidados com a sua própria saúde e com a sua própria vida. Confira!

A prevenção do câncer de próstata não é totalmente garantida

É importante que se entenda que não existe uma causa única para que o câncer de próstata aconteça. Tendo isso em mente obviamente se torna muito difícil definir uma forma, ou algumas formas de preveni-lo.

O que se faz é combater certos fatores de risco que já são bem conhecidos pela maioria das pessoas, e é exatamente isso que nós vamos apontar e sugerir a seguir! Fique atento, porque essas dicas certamente podem te ajudar!

1 – Tenha uma dieta realmente balanceada

Por mais curioso que possa parecer a prevenção do câncer de próstata pode passar sim pela sua alimentação. Uma dieta cheia de gordura e de açúcar pode ser prejudicial para a próstata, de acordo com os médicos, e tem a capacidade de favorecer o desenvolvimento de mutações celulares adquiridas, que mais tarde acabarão se tornando um tumor nessa região.

Se você não quer passar por isso aposte em uma alimentação equilibrada, rica em proteínas magras, verduras, legumes e frutas. Isso não quer dizer que você não vá poder comer às vezes outro tipo de alimento, mas eles não devem ser o principal foco da sua nutrição.

Além disso, esse tipo de atitude pode te ajudar a combater o excesso de peso, que fará com que você tenha mais saúde e combata outras doenças, como as cardiopatias e a diabetes, para citar apenas alguns exemplos.

2 – Não deixe de se exercitar

O exercício é importante para fazer com que o corpo funcione plenamente, e no caso do câncer de próstata ele é fundamental, já que ajuda que os nossos hormônios estejam equilibrados.

Se na sua vida a atividade física ainda não é rotina, considere caminhar um pouco mais no dia a dia, ou trocar a escada por elevador. Atitudes simples e básicas que podem fazer a diferença para o seu corpo e para a sua saúde!

3 – Esforce-se para manter o seu peso controlado

O ganho descontrolado de peso pode sim representar um fator de risco para que alguém desenvolva câncer, e não só o de próstata. Se estuda há muito tempo a possibilidade de que vários tipos de câncer ocorram quando uma pessoa está muito acima do seu peso ideal.

De modo geral, o risco não está no ganho de peso em si, mas na alimentação desregrada e na falta de atividade física, como apontamos anteriormente. Obviamente pesar demais nunca é bom, e se você está passando por isso não é só a sua próstata que está em risco, mas todo o seu organismo certamento também está!

4 – Busque um diagnóstico antecipado

Uma das formas de você prevenir o câncer de próstata é se esforçando para diagnosticá-lo cedo. Muitos homens evitam ir ao médico e fazer exames de rotina, menosprezando a importância dos cuidados básicos com a saúde, mas o fato é que isso tem consequências normalmente muito graves e uma delas certamente é o fato de que se um sujeito desse tipo vier a desenvolver tumores malignos na região ele demorará demais para se dar conta disso.

O que ocorre nesses casos é que a cura se torna muito mais difícil, mesmo com tratamentos contínuos e com uma equipe médica esmerada. A morte pode acabar sendo certa, e é claro que você não quer ser vítima da sua própria omissão. Sendo assim, não deixe de fazer os exames básicos para a saúde masculina, especialmente se você já é um homem com mais de 35 anos!

Como você pode ver a prevenção do câncer de próstata é possível, mas depende de cuidados contínuos dos homens com eles próprios e claro, de uma atenção básica a saúde masculina. Se você não quer ter que viver uma doença como essa se cuide! Essa é a maior prova de amor que você pode dar a você mesmo e a sua família!

E se você ainda não tem e precisa de um plano de saúde, fale com nossa equipe agora mesmo e receba cotações sem compromisso.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *