Tratamentos contra o câncer de próstata

Iremos tratar nesse post a respeito do tratamentos contra o câncer de próstata. Estamos em pleno Novembro Azul, e nesse mês é importante que falemos da saúde masculina e o  que é uma das doenças que mais prejudicam os homens nos dias de hoje. Existem alguns tratamentos contra o câncer de próstata e é fundamental conhecer todos os que estão disponíveis, para que quem sofre desse mal possa ter mais esperança.

Se você está sofrendo com essa doença, ou se conhece alguém que está, entender que existem caminhos para a cura é primordial para se manter de pé e confiante. Lembre-se que ter um plano de saúde é essencial para o sucesso do tratamento!

Sendo assim, veja a seguir alguns tratamentos contra o câncer de próstata que podem ajudar aqueles que estão tendo esse mal nas suas vidas a supera-lo de uma vez por todas! Confira!

Quais os possíveis tratamentos contra o câncer de próstata?

Existe uma variedade grande de tratamentos contra o câncer de próstata, e a aplicação de cada um deles depende do estágio aonde a doença se encontra e até mesmo o estilo de vida do paciente em questão. A seguir listamos os principais existentes!

  • A conduta expectante;
  • A cirurgia;
  • A radioterapia;
  • A criocirurgia;
  • A hormonioterapia;
  • A quimioterapia;
  • As vacinas;
  • A terapia alvo;

De modo geral todos esses tratamentos são realizados separadamente através do plano de saúde, mas alguns deles podem até ser combinados. Normalmente as equipes que aplicam esses tratamentos são integradas por vários médicos de especialidades diferentes, como urologistas, oncologistas, radioterapeutas e cirurgiões e todos esses especialistas estão cadastrados nos planos de saúde.

Obviamente essas equipes contam com outros profissionais que são tão importantes quanto os médicos e ajudam na recuperação do paciente, como nutricionistas, enfermeiros, psicológicos e assistentes sociais.

É importante compreender que o melhor tratamento vai variar de pessoa para pessoa e de um bom plano de saúde também. Um paciente e seu médico podem entender que a radioterapia combinada com uma cirurgia é a melhor alternativa, mas em outros casos não vai funcionar assim. O importante é que o paciente esteja de acordo com seu médico e todas as opções viáveis sejam discutidas, para que se encontre a ideal.

Os fatores que normalmente influem para se decidir qual dos tratamentos contra o câncer de próstata é o ideal para o paciente são os que elencamos abaixo:

  • O estágio em que a doença se encontra;
  • A idade do paciente;
  • A sua expectativa de vida;
  • As condições de saúde que ele apresenta;
  • O quanto o tratamento é importante para o paciente;
  • A sua possibilidade de cura efetiva;
  • Os possíveis efeitos colaterais envolvidos;Tratamentos contra o câncer de próstata
E quando o paciente e o médico não entram em um acordo?

Isso pode acontecer, claro. Nem sempre vamos concordar com o que os médicos nos dizem, por mais que eles tenham estudado para isso. É direito do paciente buscar mais informações e procurar uma segunda, terceira ou quarta opinião, até se sentir confiante sobre o que está fazendo com a própria saúde e, consequentemente, com a própria vida.

É válido apostar em estudos clínicos?

Estudos clínicos precisam muitas vezes de pacientes que sofrem com doenças específicas, para poder testar seus tratamentos e comprovar a sua funcionalidade. Em alguns casos pode ser interessante apostar nesse tipo de estudo, para ter acesso a novas possibilidades que ainda não entraram no mercado e que talvez funcionem com você!

E os tratamentos alternativos?

Acupuntura, massagem, uso de ervas e dietas especiais são possibilidades sempre abordadas quando se há uma pessoa sofrendo com câncer. A verdade é que a medicina tradicional não se coloca contra esses tratamentos, mas se opõe a ideia de não fazer os tratamentos tradicionais e privilegiar apenas os tratamentos dito alternativos.

O ideal é que esses tratamentos alternativos sejam complementares aos tratamentos tradicionais, e não que o paciente abandone um em prol do outro, porque isso pode ser muito perigoso para a sua saúde e para a sua vida!

E se nada der certo?

Existe a possibilidade de o paciente não reagir positivamente a nenhum tratamento. Isso pode acontecer devido a uma série de fatores, mas o estágio em que a doença se encontra costuma ser determinante, e é por isso que o diagnóstico precoce é tão importante.

Nessas situações é fundamental que a equipe de profissionais de saúde se una ao paciente e a sua família, e juntos pensem nas melhores alternativas. Talvez seguir com um tratamento que diminui a qualidade de vida do paciente não seja o melhor caminho e devam-se buscar paliativos para os sintomas da doença. Em outros casos, já vai ser diferente e tudo depende da vontade individual de cada um!

Seja como for, é necessário que se respeite sempre o desejo do paciente e se entenda as suas razões para tomar a decisão que for tomar. Afinal, trata-se da saúde dele e da sua vida, e ele é o maior interessado nela!

Como você pode ver, existem vários tipos de tratamentos contra o câncer de próstata, então se você está sofrendo com esse diagnóstico saiba que existe um caminho, uma saída! Acredite!

E se você ainda não tem e precisa de um plano de saúde, fale com nossa equipe agora mesmo e receba cotações sem compromisso.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *