Exames médicos essenciais. Conheça os 10 principais e quando você deve realizar!

10 Principais Exames que você deve realizar!

Se você é uma pessoa que valoriza sua saúde, essa é a matéria certa para você. Veja quais são os 10 exames médicos essenciais e quando realizar, de acordo com sua idade e sexo. Não se preocupe, afinal a prevenção ainda é o melhor cuidado.

Os exames médicos essenciais são divididos por idade e sexo e se você está buscando a prevenção, está no caminho certo!

Há dois tipos de exames: os de exames médicos rotina e os exames médicos essenciais!

Os exames de rotina, conhecidos como preventivos, podem ajudar a detectar e prevenir doenças, identificando-as em sua fase inicial, período em que os diversos tipos de tratamentos podem alcançar melhores resultados.

Mas quais são esses exames e em que faixa etária você deveria realiza-los? Isso é exatamente o que você vai ficar sabendo com essa leitura!

Principais Exames médicos de rotina até os 20 anos

As crianças e os adolescentes geralmente, fazem exames de rotina. Não há uma necessidade de realizarem exames com frequência, a menos que haja algum distúrbio apresentado nos exames de rotina, é claro! Nesses casos específicos, o médico poderá solicitar alguns exames, de forma pontual, para uma investigação e não há a necessidade da realização periódica.

Os cuidados nessa faixa etária estão mais relacionados a promoção de uma saúde melhor para que não tenham problemas de saúde no futuro.

5 Exames médicos essenciais a partir dos 20 anos

A partir dos 20 anos de idade sim, é que homens e mulheres precisam começar a realizar certos tipos de exames, com periodicidade anual. São eles:

  1. EXAMES DE SANGUE: Para o acompanhamento da quantidade de certas substâncias em nosso sangue, como o sódio, o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio, além da ureia, do ácido úrico, da creatinina, do colesterol, dos triglicerídeos, glicemia, sorologia, homocisteína, PCR, TGO, TGP.
  2. TESTE ERGOMÉTRICO: O chamado teste de esforço, ou ergométrico, serve para medir a nossa capacidade cardíaca e pode ajudar a detectar e prevenir doenças como a aterosclerose e a hipertensão.
  3. ENDOSCOPIA E COLONOSCOPIA: Esses exames servem para detectar doenças relacionadas ao estômago, ao intestino, ao esôfago e o ânus, além da presença de câncer nessas regiões.

Principais Exames para mulheres a partir dos 20 anos

O exame essencial a seguir também deve ser realizado de forma anual, porém apenas para o caso das mulheres.

  1. Pap: Este é o famoso exame preventivo ginecológico, que na verdade deve ser iniciado logo após o início das atividades sexuais. Ele serve para detectar infecções e outros tipos de males no órgão genital feminino, além do câncer de colo do útero.

5 Exames essenciais a partir dos 40 anos

Esses são os exames médicos essenciais que devem ser realizados anualmente, por homens e mulheres a partir dos 40 anos. Lembrando que os exames da faixa etária anterior ainda devem continuar sendo feitos anualmente.

  1. ELETROCARDIOGRAMA: Pode identificar possíveis alterações nos batimentos cardíacos, além de outros tipos de complicações cardiovasculares.
  2. ECOCARDIOGRAMA: Esse exame é basicamente uma espécie de ultrassonografia do coração, que serve para a avaliação de seu funcionamento.
  3. ULTRASSOM DO ABDÔMEN: Indicado normalmente apenas para fumantes, de ambos os sexos, a partir dos 50 anos de idade.
  4. RAIO-X DO TÓRAX: A radiografia do tórax é especialmente útil na detecção de problemas relacionados ao sistema respiratório, como é o caso, por exemplo, do câncer de pulmão. Mas pode ser utilizado também na detecção de problemas relacionados ao coração.
  5. DENSITOMETRIA ÓSSEA: Serve para medir a densidade dos ossos e detectar ou prevenir a osteoporose. Homens devem realizar a densitometria, anualmente, somente a partir dos 60 anos. Já as mulheres, devem iniciar esse exame de rotina logo após a menopausa.

1 Principais Exames Essencial para homens a partir dos 40 anos

A partir dos 40 anos de idade, todo homem precisa realizar esse exame preventivo que é o EXAME DE PRÓSTATA.

Na realidade são três tipos de exames que servem para detectar a possível presença de um câncer na próstata. Deve ser feito pela primeira vez aos 40 anos e a partir dos 50 anos deve ser feito de forma anual.

2 Principais Exames Médicos Essenciais para mulheres a partir dos 40 anos

Já os exames a seguir, devem ser parte da rotina anual de todas as mulheres a partir dessa faixa etária.

  1. TRANSVAGINAL: O ultrassom transvaginal é um exame que pode detectar cistos, miomas e tumores no ovário, além do câncer do endométrio.
  2. MAMOGRAFIA: A mamografia é um tipo de raio-X das mamas, que serve para prevenir ou detectar a presença de um câncer nas mesmas.

10 exames médicos essenciais

5 Exames essenciais a partir dos 60 anos

É justamente na terceira idade que os exames médicos essenciais de rotina, que foram listados até aqui, se tornam ainda mais importantes. Alguns deles podem ser indicados, inclusive, a serem realizados em períodos menores do que de ano em ano.

Além desses exames, todo homem e toda mulher a partir dos 60 anos deve iniciar outros tipos de exames periódicos, como os que estão logo a seguir.

  1. PRESSÃO ARTERIAL: Deve ser medida regularmente, não em uma periodicidade anual. A pressão alta ou baixa demais pode indicar diversos problemas de saúde.
  2. EXAME DE FUNDO DE OLHO: Este exame é utilizado na detecção e no diagnóstico do glaucoma, da degeneração muscular e de outros problemas oftalmológicos. Além disso, ele também pode detectar e ser útil para monitorar a hipertensão, o diabetes e a hemorragia intracraniana, entre outros.
  3. SANGUE OCULTO NAS FEZES: Exame que utiliza as fezes para identificar a presença de sangue, que não é perceptível a olho nu, mas que pode indicar o câncer no cólon ou no reto. O risco desses tipos de câncer aumenta bastante nessa faixa etária.
  4. TIREOIDE: O exame utilizado para avaliar possíveis alterações na produção dos hormônios da tireoide passa a ser anual a partir dos 60 anos de idade, na detecção do hipertireoidismo e do hipotireoidismo.
  5. DENSITOMETRIA ÓSSEA: Embora já tenhamos indicado esse exame em uma outra faixa etária para as mulheres, lembramos que ele passa a ser um exame anual essencial para os homens, a partir dessa idade.

Cuide da sua saúde!

Prevenir é a melhor forma de cuidar de sua saúde e garantir uma vida mais plena e longa. Os exames de rotina e os exames essenciais são fundamentais na detecção precoce de doenças e evitar que avancem para um estágio final.

Utilize o seu plano de saúde e não deixe de realizar exames preventivos de forma periódica!

E se você ainda não tem um plano de saúde para você e para a sua família, fale agora mesmo com um de nossos e eles te apresentaram as melhores opções em planos de saúde do mercado.

Assim, vocês poderão realizar os exames essenciais, com muita economia!

Porque contratar ou trocar seu plano com a life security:

Missão

Garantir uma excelente experiência na contratação em planos de saúde e seguros

Visão

Garantir a melhor escolha do serviço contrato

Valores

Ética, Credibilidade, Confiabilidade, Integridade e Verdade em todas as etapas da negociação