5 Maneiras de identificar se você está com distúrbio hormonal
Você sabe identificar corretamente o distúrbio hormonal em seu corpo? Eles são a nossa parte vital, pois são responsáveis por diversas funções como, por exemplo, fornecer energia e regular o crescimento.
Infelizmente, as mulheres são as mais atingidas pelo descontrole hormonal. Desde a primeira menstruação até a menopausa, várias são as oscilações. Portanto, os hormônios femininos necessitam ser regulado o tempo todo.
Para te ajudar, fizemos esse texto com cinco maneiras de identificar o distúrbio hormonal. Por isso, continue acompanhando e veja se em alguma você se enquadra. Boa leitura!
O que é distúrbio hormonal?
Antes de falar sobre as causas do distúrbio hormonal, precisamos explicar o que ele realmente é. Conhecido também como disfunção ou descontrole hormonal, é uma doença causada pela irregularidade de produção de hormônios.
Normalmente, esse descontrole atinge mais as mulheres, em função do grande número de hormônios que há no ciclo menstrual.
A produção desregulada de hormônios pode ser alta ou baixa.
Além disso, um fator importante é que esse descontrole pode ser em função de uso de medicamentos de forma incorreta, por exemplo, o anticoncepcional. No entanto, mesmo sendo mais comum entre as mulheres, alguns homens também podem ser atingidos.
O distúrbio hormonal pode ser causado por:
- Hereditariedade;
- Má alimentação;
- Estresse, ansiedade ou depressão;
- Uso de medicamentos.
Veja 5 maneiras de identificar se você está com distúrbio hormonal
Quando há o desequilíbrio dos hormônios, algumas funções em nosso organismo começam a trabalhar de forma errada. Afinal, esses são os sinais que o corpo emite que algo precisa ser analisado.
Listamos abaixo cinco maneiras de você identificar se está com distúrbio hormonal:
Dificuldade para dormir
Um dos fatores que aponta o distúrbio hormonal é a dificuldade para dormir. Um caso comum em várias pessoas, mas é realmente presente entre as mulheres.
A falta de progesterona faz com que isso aconteça, afinal, um dos seus objetivos é proporcionar relaxamento ao organismo, facilitando a chegada do sono.
Mas a falta dele faz as noites parecerem mais longas, pois a pessoa não consegue dormir.
Quando há um desequilíbrio, dormir é algo dificultoso e também a pessoa se sente mais ansiosa e agitada ao logo do seu dia. Portanto, se há uma baixa desse hormônio, é preciso fazer a reposição dele. Para isso, é necessário procurar um endocrinologista.
Fome em excesso
Quem nunca sentiu vontade de comer tudo o que estava em sua frente? A sensação de fome constante também é um alerta de distúrbio hormonal. Por exemplo, se o hormônio grelina estiver em níveis mais altos, é possível você sentir mais fome, mesmo tendo acabado de se alimentar.
Para fazer a regulagem, é necessário consultar um nutricionista para verificar o problema. O profissional irá solicitar exames para ver a quantidade de grelina.
Caso o resultado aponte que esse hormônio está em alta, o nutricionista vai indicar a melhor alimentação e atividade física para o controle.
Ansiedade, depressão e irritabilidade
Um dos principais sinais de problemas hormonais são os sinais de alteração de humor. As mulheres sabem disso muito bem, não é mesmo? Afinal, especialmente na época da menopausa, há uma grande alteração no humor.
Os hormônios são os grandes responsáveis por regular o nosso temperamento. Entretanto, quando eles estão alterados podem causar ansiedade, estresse, depressão e outros problemas emocionais sem nenhum motivo aparente.
Um dos tratamentos mais recomendados, especialmente durante a menopausa, é a reposição hormonal.
Além disso, é importante associar o tratamento com sessões de terapia, para melhor compreensão dos sentimentos. Mas os exercícios físicos também são uma ótima opção, pois proporcionam uma boa sensação de bem-estar.
Acne em grande quantidade
O excesso de acne também é sinal de distúrbio hormonal em nosso corpo. Os adolescentes sofrem muito com isso, pois estão em fase de transição. Porém, nessa idade é algo muito comum.
No entanto, o problema que é causado nos homens por aumento de testosterona pode atingi-los em qualquer idade. Isso faz aumentar a oleosidade na pele e, consequentemente, a acne.
Para realizar o tratamento são recomendados alguns cuidados com a pele, com o uso específico para a sua derme, limpeza de pele regular e bastante hidratação. No entanto, para saber qualquer são os produtos ideais para a sua pele é preciso procurar um dermatologista.
Além disso, em alguns casos, pode ser preciso o uso de antibióticos para controlar a inflamação das acnes.
Cansaço excessivo
Os hormônios que ajudam a controlar a tireoide são um dos principais para ajudar a controlar o metabolismo.
Quando existem os distúrbios hormonais, há uma redução da sua produção e o organismo começa a ficar mais lento. Isso faz com que haja a diminuição do funcionamento mental e do ritmo cardíaco.
Portanto, você começa a sentir-se mais cansada e com menor energia ao longo do seu dia. Sendo assim, para resolver esse problema, é recomendado fazer a reposição hormonal, além de uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos.
Além dos problemas citados acima, há outros sinais que podem ser em função do distúrbio hormonal. Por exemplo:
- Distúrbio digestivo;
- Disfunção ocular;
- Cólicas;
- Queda de cabelo;
- Coágulos na menstruação;
- Aumento ou perda de peso.
Entretanto, para que o diagnóstico seja preciso, é necessário procurar um especialista e realizar os exames necessários.
Além disso, não recomendamos realizar pesquisas na internet para saber o melhor tipo de tratamento nesses casos. Mesmo que o site seja confiável, cada caso é um caso e a automedicação pode atrapalhar ainda mais o problema.
Portanto, caso perceba que está com distúrbio hormonal, é importante e o correto procurar um médico.
Como evitar o distúrbio hormonal?
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar bem claro que nem sempre é possível evitar o aparecimento desse descontrole hormonal. Mesmo havendo relação direta com comportamento, alimento ou uso de medicamentos, em alguns casos, esse distúrbio é um fator genético.
No entanto, é possível tomar algumas atitudes para amenizar os sintomas e fazer com que você se sinta melhor. Primeiramente, a prática de atividade física com uma dieta equilibrada é uma maneira eficiente de evitar esse distúrbio hormonal. Além de reduzir os sintomas também.
Isso porque os exercícios físicos geram diversos hormônios que podem dar mais prazer ao corpo, ajudando também na alimentação. Por isso, preste bem atenção nesses detalhes para que o descontrole de hormônios não seja um problema em sua vida.
É preciso lembrar o que descontrole hormonal é uma doença muito séria, ainda que muitos não a encarem dessa forma ou ache que é algo tranquilo de se resolver. No entanto, essas alterações podem causar problemas na vida de quem convive com ela, acumulando-os e gerando uma boa de neve. Além disso, é possível gerar outras doenças, não somente físicas, mas emocionais.
Sendo assim, o tratamento da doença é algo de grande importância e que deve ser levado a sério. Afinal, uma pessoa que tem distúrbio hormonal só terá uma vida mais feliz e saudável se fizer o tratamento corretamente.
Por isso, o mais certo a se fazer é procurar um profissional para te indicar o melhor tipo de tratamento. Lembramos que cada caso de distúrbio hormonal é diferente! O uso de medicamentos só deve ser feito com instruções médicas.
Se identificou com algum dos problemas de distúrbio hormonal? Pensou em fazer um plano de saúde? Fale agora mesmo com nossa equipe de e agende uma ligação.
O post foi relevante? Deixe seu comentário.