Causas e como identificar se estou com diabetes?

 

O diabetes é um dos males mais comuns da atualidade, por isso observar quais são as causas e como identificar se você está com diabetes ou não é muito importante. Muitas pessoas têm esse problema, que, por surgir de maneira silenciosa, acaba sendo descoberto já em estado mais grave.

Em alguns dados, especialistas apontam que 1 em cada 10 adultos são portadores de diabetes. Muito disso está atrelado a má alimentação, e também a hábitos pouco saudáveis e sedentarismo.

Os dados se tornam ainda mais assustadores quando descobrimos que o Brasil figura entre os 4 países com o maior número de diabéticos do mundo, número de representa, atualmente, mais de 12% da população nacional.

Diante dessas informações, mais do que nunca, é necessário saber: como identificar se estou com diabetes? Continue lendo esse artigo, e descubra a seguir quais são as causas e os sintomas – muitas vezes sutis – dessa doença silenciosa.Causas e como identificar se estou com diabetes

Como identificar se estou com diabetes
Saiba como identificar o problema para combatê-lo rapidamente 

Antes de tudo você deve saber que existem dois tipos diferentes de diabetes. O tipo 1 é mais raro, e acomete cerca de 10% das pessoas. Ele é mais comum em crianças e adolescentes e os seus principais sintomas são:

  • sede excessiva;
  • excesso de urina;
  • cansaço.

Já o diabetes de tipo 2 é a mais comum, e chega a atingir 90% dos pacientes. Ela, geralmente, está relacionada à obesidade e sedentarismo, e em geral se agrava em pessoas acima dos 40 anos.

Esse tipo de diabetes não apresenta sintomas, e é conhecida como “silenciosa”. Dificilmente ela é percebida pelas pessoas, exceto mediante coleta de exames clínicos.

Por isso mesmo os especialistas indicam que todo mundo faça acompanhamento periódico com check up. E mesmo quando apresenta sintomas, eles costumam não fugir muito da normalidade e por isso são ignorados.

  1. Sede:

Alguns pacientes alegam sentirem mais sede do que o normal. O aumento de açúcar no sangue faz com que as pessoas eliminem mais líquido através da urina, e por isso acabam sentindo mais sede.

  1. Urina:

Então, outro sintoma é o excesso de urina. Muitas pessoas se atentam a esse detalhe quando começam a levantar a noite para urinar. Então, se você começar a ter esse sintoma, deve procurar um médico.

  1. Fome:

É natural que algumas pessoas também sintam mais fome devido à desidratação e eliminação excessiva da glicose através da urina.

  1. Tontura e cansaço:

Também é um sintoma comum, pois o baixo nível de açúcar no sangue faz com que as células fiquem mais preguiçosas. A desidratação também pode ocasionar uma tontura e certa fraqueza ou mal estar.

  1. Perda de peso:

A eliminação de calorias pela urina também pode causar uma perda de peso repentina. Esse é um fator que pode ser mais facilmente percebido, e por isso deve-se ficar atento a ele.

  1. Visão embaçada:

O diabetes tem relação direta com a visão. Por isso, muitas pessoas temem perder completamente a visão. E os olhos podem servir de termômetro para medir a doença, uma vez que visão embaçada também pode ser um sinal do problema.

  1. Infecções genitais:

Com a queda da imunidade, homens e mulheres podem apresentar lesões na região genital. Candidíase, irritações e qualquer ferimento anormal devem ser imediatamente checados com um especialista. Causas e como identificar se estou com diabetes?

Mas afinal, quais são as causas do diabetes?

Agora que você já entendeu como identificar se estou com diabetes, precisa prestar atenção em quais são as causas dessa doença. A sua ligação direta com a obesidade tem como fio condutor a má alimentação.

No diabetes Tipo 2 acontece o seguinte: o pâncreas produz insulina para suprir as necessidades do corpo. Quando o metabolismo produz muita energia, o pâncreas não consegue acompanhá-lo, e não consegue fabricar insulina suficiente.

E como sabemos, a fonte de energia mais consumida é o açúcar e o carboidrato, presente em receitas como massas e doces.

No diabetes tipo 2, no entanto, o sistema é outro. Nesse caso, o sistema imunológico cria resistência a insulina produzida pelo pâncreas. Assim, por mais que o seu corpo produza, o próprio metabolismo neutraliza.

Como consequência, a glicose não consegue mais chegar até as suas células, e com isso o corpo começa a apresentar os sintomas descritos acima.

Mas apesar de sua relação com a má alimentação, o diabetes pode se desenvolver em outras situações, mesmo entre quem mantém hábitos saudáveis. É uma doença muito sorrateira, e que merece a devida atenção.

O diabetes tipo 1 tem também o fator hereditário, e pessoas com familiares portadores da doença devem acompanhar com mais afinco a própria saúde.

Então, quando você se pergunta como identificar se estou com diabetes, a resposta é: perceba os sinais de seu corpo, e acima de tudo, mantenha hábitos saudáveis para evitar o problema.

E se você está em dúvida se está com diabetes ou não e precisa de um plano de saúde, fale com nossa equipe agora mesmo e receba cotações sem compromisso.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *