6 Perguntas que você deveria fazer ao contratar um plano de saúde

6 Perguntas que você deveria fazer ao contratar um plano de saúde

São várias dúvidas ao contratar um plano de saúde, não é verdade? Afinal, é preciso saber de todos os detalhes para investir corretamente. Por isso, separamos 6 perguntas que você deveria fazer antes de adquirir um benefício para você e sua família. Mas como sempre dissemos, primeiro é preciso pesquisar e sanar todos os seus questionamentos antes de assinar o contrato!

Antes de aderir a esse benefício, o consumir precisa se informar corretamente sobre o que o seu plano cobre. Além de outros questionamentos como, por exemplo, carência, cancelamento ou tipo de acomodações.

Para te ajudar, reunimos seis perguntas que você deveria fazer e são as que mais recebemos sobre plano de saúde. Todas são muito importantes e, temos certeza, que vai te esclarecer vários questionamentos. Continue acompanhando e boa leitura!

Conheça 6 perguntas que você deveria fazer antes de contratar uma proteção saúde

Mais do que conhecer todos os benefícios que você terá ao contratar um plano de saúde, é importante que as suas dúvidas sejam sanadas. Afinal, você estará contratando uma proteção para sua saúde e de sua família. E ela deve ser a melhor, não é mesmo?

Listamos seis perguntas para você fazer antes de contratar um plano de saúde. Veja:

1 Qual o reajuste do meu plano de saúde?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde, ANS, o índice de reajuste para plano de saúde individual ou familiar será estabelecido pela autarquia e a operadora não poderá cobrar nada a mais de você. Essa alteração é feita a partir do mês de aniversário do contrato ou no seu aniversário, caso tenha mudado sua faixa etária. Portanto, caso haja um mudança de valor na mensalidade do seu plano, é importante que você analise dois pontos:

  • No aniversário do seu contrato de plano de saúde
  • No mês de aniversário, seja seu ou de algum dependente que esteja incluso no plano de saúde.

2 O plano que estou contratando aproveitará a carência do meu plano anterior?

Essa é uma pergunta que você deve fazer!

Sim! É possível aproveitar toda ou parte da carência que você já cumpriu no seu plano de saúde anterior. Porém, há variáveis que poderão surgir na hora da contratação, como por exemplo, se você estava em um plano empresarial e agora irá para um plano familiar. Ou ainda, se você estava em um plano de saúde regional e deseja contratar um plano de saúde nacional. Essas perguntas você deve fazer para um profissional de nossa equipe de atendimento. Ele te apresentará as melhores soluções de acordo com sua pesquisa.

Além disso, é importante salientar que esse novo contrato pode ser com uma nova operadora ou com a mesma. Portanto, é preciso analisar se a seguradora de saúde faz esse serviço.

3 O meu plano cobre parto?

Se você está grávida ou com planos de ser mãe, essa é uma pergunta que você deverá fazer. Ela é muito importante e que deve ser feita ao corretor de seguros. O parto é uma cobertura obrigatória do plano de saúde. Porém, deve ser contratado com a segmentação do hospitalar com obstetrícia.

Mas muitas pessoas ao contratar um plano não se atenta para essa modalidade e, ao engravidar, descobrem que o seguro não faz a cobertura. Portanto, ao pensar em adquirir um plano de saúde, opte por essa segmentação para fazer a cobertura do seu parto.

No entanto, vale lembrar que, normalmente, a carência para fazer um parto é de 10 meses.

4 Quem eu posso incluir no meu plano de saúde?

Essa é uma das dúvidas mais comuns. Afinal, quando alguém contrata um plano de saúde, na maioria das vezes, não pensa somente em si mesmo.

De acordo com a ANS, pode ser dependente do plano de saúde parente de primeiro grau consanguíneo:

  • Filhos ou enteados;
  • Cônjuge ou companheiro em união estável.

Essa inclusão pode ser feita em planos particulares ou empresariais. Portanto, se o seu plano de saúde for pela empresa que trabalha, pode pedir para incluir os seus dependentes.

5 O plano de saúde que estou contratando tem atendimento nacional?

Esse é um questionamento importante e que deve ser feito ao corretor de saúde. Afinal, não são todos os planos que tem a cobertura nacional. Portanto, se você viaja muito é preciso se atentar a esse detalhe, pois se precisar se atendido com urgência, pode ser que o plano de saúde não tenha cobertura.

Para que o plano tenha cobertura nacional, é necessário fazer esse pedido no momento em que estiver contratando o seguro. Assim, essa cláusula será incluída em seu plano de saúde.

6 Como cancelar o plano de saúde que eu contratei se eu não gostar dele?

Fazer o cancelamento do seu plano é rápido e simples. Não precisa criar um monstro em sua cabeça ou acreditar em mitos que são ditos por aí. Mas é uma pergunta que você deve fazer ao contatar seu plano de saúde!

Desde 2017, a ANS promulgou a resolução normativa 412/2016 com regras para cancelamento de plano de saúde em todo o Brasil. Portanto, após a solicitação, a operadora tem um prazo de até 10 dias úteis para atender ao pedido. Além disso, a operadora deve enviar esse comprovante de cancelamento ao consumidor.

Além disso, é preciso ver com a sua operadora sobre os pagamentos. Caso haja algum em atraso, será necessário quitar os débitos para pedir o cancelamento do plano de saúde.

Por que ter um plano de saúde?

Muitos brasileiros têm a rotina de pagar um plano de saúde. Especialmente os pais de família. Porém, muitos se questionam se vale a pena esse investimento, afinal, não é sempre que um plano é utilizado.

É importante lembrar que com saúde não se brinca e essa pergunta você deve fazer a si mesmo. Portanto, ter um seguro para proteger a sua saúde e a de quem você ama é algo tranquilizador.

Ninguém faz a cotação de um plano pensando no pior, mas infelizmente, imprevistos acontecem. E caso aconteça um episódio de urgência, onde recorrer? Nessas horas, ter um plano de saúde faz muita falta.

Além disso, todos precisam realizar exames de rotina, fazer consultas ao seu médico para checar como anda a sua saúde. Ao pagar a mensalidade do seu plano, é possível fazer as suas consultas e exames com mais tranquilidade.

Conseguir consultas pelo Sistema Único de Saúde, SUS, pode demorar meses. Dependendo do especialista é preciso entrar em uma fila de espera. Com um plano, esses contratempos podem ser evitados.

Veja abaixo alguns motivos para você fazer o seu plano de saúde:

Qualidade de vida e segurança

Ter a certeza que pode contar com o suporte de um bom médico ou atendimento de urgência é algo tranquilizador. Com essa certeza, é possível ter mais qualidade de vida!

Consultas mais rápidas

Sabemos que não é todo dia que você irá a uma consulta médica. Porém, pode ser que precise de um especialista em algum momento. Ou até mesmo de um clínico.

Com um plano de saúde é possível agendar suas consultas com mais rapidez. Com um clique é possível fazer esse agendamento. Praticidade, comodidade, agilidade e saúde para você e sua família!

Coberturas nacionais

Se você é uma pessoa que viaja constantemente para outros estados, ter um plano de saúde com cobertura nacional é algo vantajoso. Afinal, nunca se sabe quando vai precisar ser atendido em uma urgência.

Além disso, um plano com cobertura nacional é necessário para tirar férias em família. Assim, vocês viajam com mais tranquilidade e segurança!

Atendimento médico de qualidade

Ao contratar uma proteção para sua saúde, você e sua família tem a sua disposição uma lista com especialistas médicos em todas as áreas. Portanto, o atendimento será de qualidade.

Viu como é importante sanar todas as dúvidas antes de contratar um plano de saúde, não é mesmo? E agora que você também já sabe os motivos para ter um, que tal fazer o seu?

Entre em contato com os nossos corretores.

Porque contratar ou trocar seu plano com a life security:

Missão

Garantir uma excelente experiência na contratação em planos de saúde e seguros

Visão

Garantir a melhor escolha do serviço contrato

Valores

Ética, Credibilidade, Confiabilidade, Integridade e Verdade em todas as etapas da negociação