Os principais tipos de planos de saúde

Os principais tipos de planos de saúde e como escolher o certo!

Há vários tipos de planos de saúde e na hora de é preciso saber qual é o ideal pra você, para a sua família ou para a sua empresa. Há muitas informações sobre as empresas de planos de saúde e os planos que cada uma delas disponibiliza.

Porém, antes de realizar essa escolha, é fundamental que você entenda primeiro quais são os tipos de planos de saúde existentes e qual é o mais indicado à sua necessidade, independente de ser da Unimed, Amil ou Sul América, entre outras empresas que oferecem esses planos.

Por isso, aqui neste artigo daremos todas as informações necessárias a respeito dos , o que eles cobrem, suas particularidades e para quais casos cada um deles é indicado. Dessa forma, você poderá escolher o melhor plano, com o melhor custo-benefício, que atenda a todas as suas necessidades, da sua família ou da sua empresa.

Vamos então ver quais são os tipos de planos de saúde disponíveis atualmente e como você pode escolher o seu?

As operadoras de Planos de Saúde

Quando se fala em tipos de planos de saúde, não é sobre as operadoras de planos de saúde que estamos falando. Mas o que isso significa afinal?

É comum que as pessoas pensem que o seu tipo de plano de saúde é a operadora dos planos, ou seja, as empresas que os oferecem, como as que citamos na introdução, ou seja, Amil, Sul América, Unimed, entre outras.

Cada uma dessas operadoras podem oferecer planos de diferentes tipos, como os que vamos conhecer logo a seguir.

Os principais tipos de Planos de Saúde

Existem tipos de planos de saúde diferentes de acordo com a forma de contratação e também pelo tipo de cobertura que oferecem. Vamos conhecer agora quais são os tipos de contratação.

Esse é o tipo de plano de saúde mais comum do mercado. É aquele que uma pessoa pode contratar individualmente, apenas para ela própria.

Toda a cobertura contratada, incluindo consultas, exames, atendimento em hospitais e clínicas, poderá ser utilizada apenas pelo titular. Se um membro da família adoece, sofre um acidente ou precisa de um exame, o plano de saúde do titular não cobrirá o atendimento e as despesas do familiar.

A assinatura do contrato e os pagamentos são realizados diretamente entre o contratante e a operadora.

  • Plano de Saúde Familiar

O plano familiar não difere muito do plano individual, no que se refere ao seu funcionamento, à forma de contrato e ao pagamento das mensalidades. Porém, como o nome mesmo diz, pode ser contratado para toda a família.

Assim, toda a cobertura do plano poderá ser utilizada pelos membros da família que serão os beneficiários no contrato.

Esse contrato é firmado por um dos membros da família, que será o titular do plano. Os demais membros serão incluídos como dependentes, mas podem utilizar os recursos do plano sem a presença ou a autorização do titular. Portanto, é como se cada membro da família possuísse um plano de saúde individual.

A diferença entre os dependentes e o titular é que este último fica sendo o responsável pelo contrato e pelo pagamento das mensalidades. A falta de pagamento ou possíveis alterações no contrato refletirão em todos os beneficiários do plano de saúde familiar.

O plano de saúde familiar normalmente , por pessoa, do que a contratação individual.

  • Plano de Saúde Coletivo

Os planos de saúde coletivos são aqueles voltados a grupos de pessoas com algum tipo de afinidade profissional.

Esse tipo de plano coletivo pode ser de duas modalidades diferentes, como a seguir.

Coletivo empresarial

O plano de saúde empresarial, como também é chamado esse tipo de plano coletivo, é destinado a pessoas que trabalham em uma mesma empresa.

Nesse caso, quem contrata o plano de saúde é a própria empresa, ou seja, a Pessoa Jurídica. O pagamento é dividido entre a empresa e os funcionários, que normalmente ficam responsáveis pelo pagamento apenas de uma parte.

Os planos empresariais, além da vantagem de serem mais baratos para o beneficiário do que os planos individuais, possuem algumas vantagens, como a ausência ou o menor período de carência para situações específicas.

A cobertura desse tipo de plano, segue o que é previsto pela ANS -Agência Nacional de Saúde Suplementar e ode ainda, possui coberturas diferenciadas de acordo com o que a empresa negociar com a operadora.

Coletivo por adesão

O plano de saúde por adesão é similar ao plano empresarial. A diferença é que eles são voltados a pessoas que compartilham critérios profissionais, porém não necessariamente que trabalham em uma mesma empresa.

Os planos por adesão são contratados por intermédio de instituições trabalhistas, como as associações profissionais, os sindicatos, as entidades e os conselhos de classe.

Outros tipos de Planos de Saúde

Além desses, existem ainda outros tipos de planos de saúde, como por exemplo, aqueles destinados ao Microempreendedor Individual, ou MEI.

Todo trabalhador autônomo que seja registrado como MEI pode ter acesso a esse tipo de plano, desde que possua pelo menos um funcionário contratado.

É possível também contratar um plano de saúde para MEIs utilizando familiares, sendo assim uma forma do microempreendedor individual ter um plano de saúde familiar, porém com as melhores condições que são oferecidas para a sua classe.

Tipos de coberturas dos Planos de Saúde

Você já viu quais são os tipos de planos de saúde pela forma de contratação, agora vamos tratar a respeito das coberturas. Lembrando que todos os planos possuem as coberturas determinadas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Isso porque essa característica dos planos é o que se chama de cobertura de um plano. Planos de saúde individuais, familiares e coletivos poderão ter tipos de cobertura diferentes, como as que estão a seguir.

Plano de Saúde com cobertura Ambulatorial

O é a cobertura mais básica disponível para os planos de saúde e também, por isso, tem menor mensalidade. Porém, ele não cobre os casos de internação.

Um plano com essa cobertura cobrirá, basicamente, consultas e alguns tipos de exames, além de um tempo de permanência, quando atendido em um hospital, de até 12 horas.

Plano de Saúde com cobertura Hospitalar

O é o oposto do plano de saúde ambulatorial. Com ele, haverá cobertura de internações e atendimentos de urgência em hospitais.

Porém, ele não dá direito a consultas e exames, com exceção do que for necessário durante o período de internação.

Plano de Saúde Padrão

O é obrigatório por lei para todas as operadoras de planos de saúde.

Ele une os benefícios da cobertura hospitalar e da cobertura ambulatorial, ou seja, é possível realizar consultas e exames, ter atendimento em clínicas e hospitais, além de internações.

Plano de Saúde por Abrangência

A abrangência é uma característica aplicada a todo tipo de . Ela se relaciona aos locais em que a sua cobertura é válida.

  • REGIONAL dá direito ao atendimento apenas na cidade onde se reside.
  • NACIONAL estende os benefícios a qualquer lugar do país.

Que tipo de Plano de Saúde devo escolher?

Agora que você já tem algumas informações a respeito dos tipos de planos de saúde, pela forma de contratação, pela cobertura e pela abrangência dos mesmos, já pode ter uma melhor ideia de que tipo de plano de saúde contratar.

Porém, escolher um plano de saúde é uma decisão que vai afetar significativamente a sua qualidade de vida, além do seu orçamento, por isso, não tome essa decisão por conta própria, apenas com as informações que dispusemos aqui.

Conte com a Life Security para te ajudar!

Nós da Life Security estamos aqui para re auxiliar. Esclarecer todas as suas dúvidas e te proporcionar a melhor contratação de planos de saúde.

Fale com nossa equipe via ou formulário de contato e receba em seu e-mail, um orçamento personalizado de acordo com sua real necessidade.

Porque contratar ou trocar seu plano com a life security:

Missão

Garantir uma excelente experiência na contratação em planos de saúde e seguros

Visão

Garantir a melhor escolha do serviço contrato

Valores

Ética, Credibilidade, Confiabilidade, Integridade e Verdade em todas as etapas da negociação