Em 14 de Novembro sempre é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Só no Brasil são mais de 11 milhões de pessoas com essa terrível doença, que é silenciosa e pode até matar! É interessante dizer, inclusive, que existem vários tipos de diabetes, que atingem grupos diferentes em distintas épocas de suas vidas.
É importante dar esse tipo de informação porque para muita gente você só pode ter diabetes se nasceu com ela, e há quem pense que a diabete só pode ser adquirida na velhice.
Seja o que for que você pense a informação é a arma primordial para que essa doença possa ser efetivamente combatida e exterminada. Sendo assim, aprenda mais a seguir sobre os diferentes tipos de diabetes que podem nos atingir! Confira!
Saiba como essa doença funciona
Antes de determinar os tipos de diabetes e apontar seus conceitos é importante compreender o que de fato acontece com um diabético, ou melhor, com seu pâncreas.
O pâncreas é o nosso órgão que fica logo atrás do estômago, e é responsável pela produção de vários hormônios digestivos fundamentais. Normalmente se o nível de glicose no organismo sobe o pâncreas produz insulina e essa insulina é usada para ajudar a remanejar essa glicose, utilizando-a como energia imediata ou como reserva de energia.
Se a pessoa não está saudável começam a haver uma série de problemas nessa dinâmica, e dependendo do tipo de problema que apareça o tipo de diabete variará!
O que é o tipo de diabetes do tipo 1?
A diabetes do tipo 1 é como uma doença autoimune. O que ocorre é que as células do sistema imunológico do paciente começam a atacar as células responsáveis pela produção de insulina, conhecidas como células beta.
Nesse caso o pâncreas passa a liberar pouca insulina ou nenhuma, e com isso toda a glicose consumida se concentra no sangue do paciente, não sendo usada para energiza-lo e não indo para as células de gordura, que trabalham como reservas.
Esse tipo de diabetes é normalmente descoberto na infância e na adolescência, e são poucos os adultos que descobrem ter o mesmo problema. A dica aqui é tratar a doença com medicamentos como insulina, com alimentação correta e atividades físicas constantes.
O que é o tipo de diabetes tipo 2?
A diabetes tipo 2 ocorre quando o nosso corpo usa mal a insulina que produz, ou produz menos insulina do que o necessário para combater os altos níveis glicêmicos do paciente.
Nesse caso o paciente precisa modificar o seu estilo de vida, ou seja, necessita aderir a uma alimentação diferenciada, deve praticar esportes e em casos mais graves vai ter que tomar insulina para controlar o problema. É uma diabetes comum em adultos, mas pode acontecer com crianças. 90% dos diabéticos sofrem com a diabetes tipo 2!
Diabetes gestacional
Ocorre na gravidez, quando há um desequilíbrio hormonal justificado para permitir o crescimento do bebê. A placenta costuma reduzir a ação da insulina no organismo, graças aos hormônios nela presentes, e com isso a glicose no sangue vai aumentando. Para compensar a situação o pâncreas produz mais insulina, mas em alguns casos isso não ocorre.
Quando o pâncreas não apresenta sua ação compensatória a mulher começa a desenvolver diabetes gestacional, que é quando ela tem alta taxa glicêmica na gravidez.
Com isso o bebê é exposto a glicose demais dentro do útero, pode crescer demasiadamente (o que pode acarretar em partos complicados), pode ter hipoglicemia assim que nascer e normalmente são crianças com mais propensão a obesidade e a diabetes quando adultos!
Como diagnosticar os tipos de diabetes?
Os sintomas da diabetes gestacional se mesclam aos incômodos comuns da gravidez. É por isso que muitas mulheres têm dificuldade em diagnosticar a doença. Seja como for, é importante que a partir da 24ª semana de gestação (ou seja, 6º mês) a mulher passe a fazer exames para verificar o seu nível de glicose, afim de evitar que o pior aconteça!
Existe algum fator de risco por trás da tipo de diabetes gestacional?
Sim, alguns! Vamos elenca-los abaixo, para que você possa estar atenta no caso de estar grávida, ou para prestar atenção e aconselhar as futuras mamães que conhece por aí:
- Ser uma mulher mais velha;
- Ter ganho muito peso na gravidez;
- Ter sobrepeso ou obesidade;
- Ter a síndrome dos ovários policísticos;
- Ter tido diabetes gestacional antes;
- Ter tido bebês maiores antes (acima de 4 kg);
- Ter parentes diabetes em 1º grau;
- Ter hipertensão na gravidez;
- Estar grávida de gêmeos;
Como você pode ver são vários os tipos de diabetes que podem atingir as pessoas, mas é importante sempre cuidar da alimentação, se exercitar e sempre fazer exames regulares, para evitar que essa terrível doença se torne uma realidade na sua vida, assim como os cuidados para combatê-la! Preste atenção em você e na sua saúde! Seu corpo agradece!